Redes Sociais + "Inteligencia Geosocial" = Uma alternativa na gestão de eventos climáticos
As redes sociais já provaram ser uma ótima ferramenta para quase tudo, desde fazer incríveis visualizações de dados até anúncios baseados em localização, mas talvez o uso mais notável de todos tem sido a capacidade de reunir o poder dos internautas para fins de ativismo social.
Mas as redes sociais podem ser usadas com outros propósitos? Poderiam elas auxiliar no Gerenciamento de Desastres Naturais?
Os pesquisadores da PetaJakarta.org acreditam que sim e aproveitam o poder das redes sociais para reunir, classificar e exibir informações sobre inundações para os moradores de Jacarta , capital da Indonésia, em tempo real.
Captura de tela do sistema em ação durante as inundações em janeiro de 2015. Imagem cedida por PetaJakarta.org
PetaJakarta.org é um serviço de webmap em tempo real de inundações em Jacarta criado usando tweets da população. O fato realmente interessante sobre o projeto é que durante as inundações o serviço envia automaticamente um chamado aos usuários da plataforma no Twitter, pedindo-lhes para confirmar a situação de inundação em sua localização. Esse fato torna a plataforma realmente inovadora pois realiza algo nunca antes tentado. Essa função foi possível graças a uma parceria realizada entre os idealizadores do projeto e o Twitter. Para enviar um relatório um usuário simplesmente tem que enviar um tweet geolocalizado com a palavra-chave "banjir" (inundação) e seu relatório é adicionado ao mapa. Os autores do projeto trabalham diretamente com a Agência de Gerenciamento de Emergência de Jacarta (BPBD DKI) e com o Twitter para pensar em novas formas de usar as redes sociais para coletar informações durante eventos climáticos extremos - o termo que usam para definir a ferramenta é "inteligência geo-social".
Serviço de webmap: https://petabencana.id/
Artigo Cientifico: https://petajakarta.org/banjir/en/research/index.html