top of page

O Google finalmente encontrou uma rede social popular no Google Earth?

Para uma empresa de tecnologia tão onipresente quanto o Google, seu histórico em redes sociais é um tanto embaraçoso. Google+, Google Buzz, Orkut, Lively, Dodgeball ... Não importa o quão duro o gigante da Internet tentou, ele só tropeçou e falhou em suas tentativas de destronar o Facebook e o Twitter.


Mas agora, o Google está se preparando para tirar um coelho bastante promissor de sua cartola ao desenvolver o Google Earth como uma plataforma de redes sociais. O plano é permitir que as pessoas coloquem histórias, fotos e vídeos diretamente no Google Earth e gravem suas experiências no local de origem. A Diretora do Google Earth, Rebecca Moore, que primeiro falou sobre essa ideia em um evento recente no Brasil.


Moore esteve no Brasil para lançar as histórias da floresta amazônica na plataforma de narração interativa do Google Earth, chamada Voyager, que foi lançada com a nova versão do Google Earth baseada no Google Chrome, em abril deste ano. Uma vez que a Voyager se tornar aberta ao público - Moore antecipa uma linha de tempo de dois a três anos para isso - qualquer pessoa poderia carregar conteúdo não editado diretamente a ela.


Uma característica distintiva do Google Earth seria que ele não encheria os usuários com anúncios. Moore tem sido sincera em sua admissão de que o Google não pretende monetizar o projeto. "O Google Earth é o nosso presente para o mundo", diz ela. "Google [já] tem uma boa receita de publicidade, e nem tudo o que o Google faz tem que ganhar dinheiro".


A plataforma permitiria aos usuários escolher se eles querem manter seu conteúdo visível para o público em geral, efetivamente tornando-se parte do histórico cumulativo do destino, ou compartilhá-lo apenas com alguns selecionados. E, como o Google quer obter o maior número possível de pessoas, pode não haver restrições ao tipo de conteúdo. "A história de sua história familiar, a história de sua viagem de caminhada favorita - pode ser qualquer coisa. Não precisa ser profundo ", diz Moore.


No entanto, isso também levanta imediatamente a questão da violação da privacidade. Como o Google planeja manter a santidade da plataforma lidando com conteúdo potencialmente abusivo ou violento? Porque essa é uma batalha, que mesmo o Facebook está achando difícil de ganhar ... Dito isto, a ideia de ter milhares de pessoas em todo o mundo compartilha suas memórias, insights, curiosidades turísticas de uma maneira mais comunicativa, parece muito emocionante. E quem sabe, nisso, o Google pode finalmente encontrar um produto de rede social que atraia uma multidão. Esperamos atualizá-lo com mais detalhes em breve!






Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page