O futuro da educação Geoespacial
Os profissionais que trabalham diretamente com a Ciência da Informação Geográfica (CIG), em espacial aqueles que lidam diretamente com os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), precisam constantemente diversificar suas habilidades e rapidamente aprender a lidar com as novas tecnologias.
O uso e a compreensão da CIG foi historicamente limitado a especialistas. Hoje, o acesso a produtos da CIG é comum, uma vez que os aplicativos que utilizam dados espacializados como, Waze e Uber tornam-se padrão em smartphones. Com mais de um terço da população mundial - cerca de 2,6 bilhões de pessoas - possuindo um smartphone e um relatório de 5 bilhões de solicitações por semana apenas para o Apple Maps, há um grande número de usuários não especializados de SIG,e esse número certamente irá crescer. Os profissionais de CIG precisam diversificar suas habilidades e aprender rapidamente as tecnologias emergentes, a fim de apoiar esses novos usuários, muitos dos quais provêm de uma variedade de origens, a conseguir o que eles querem com a CIG.
Isso representa um desafio para os educadores da CIG na preparação de um futuro desconhecido, mas emocionante, com ferramentas geoespaciais. Para esses educadores, existem estruturas evolutivas na educação formal, que podem fornecer orientação sobre conceitos de CIG que os alunos devem aprender. E que querem usar a CIG e não estão buscando educação formal? Que recursos e abordagens de aprendizagem estão usando?
Como consultor de CIG, ensino e trabalho com uma variedade de alunos de CIG, de estudantes em programas de educação formal que esperam tornar-se profissionais da indústria, membros do público que participam de projetos científicos e profissionais com carreira consolidada. Estes profissionais que não são especializados na CIG, precisam cada vez mais fazer mapas precisos e visualmente atraentes. No entanto, eles estão menos propensos a exigir uma compreensão completa de todos os conceitos e habilidades de SIG's tradicionais.
Uma recente pesquisa realizada na Inglaterra ajuda a entender melhor as abordagens de aprendizagem informal utilizadas. Nessa pesquisa uma variedade pesquisadores de disciplinas que precisavam usar o SIG para o trabalho, mas não aprenderam SIG através da educação formal, foram perguntados sobre os métodos utilizados para aprender SIG, bem como a eficácia percebida do método de aprendizagem. Os resultados sugerem que procurar na internet, assistir a um vídeo, seguir um tutorial ou pedir uma pessoa mais experiente para obter ajuda foram os métodos utilizados e considerados efetivos.
Ensinar e aplicar essas ferramentas em um ambiente não-acadêmico ou multidisciplinar exige que os materiais educacionais sejam simples e auto-explicativos, e que o suporte didático fornecido seja entregue com paciência e sensibilidade aos processos individuais de aprendizagem, diferenças culturais e proficiência digital. Portanto, no topo das habilidades técnicas, também é necessário que os profissionais da CIG adquiram um conjunto de habilidades mais amplo - particularmente a capacidade de comunicar informações complexas de forma compreensível e inclusiva. Os educadores podem ter dificuldades em traduzir essas habilidades e incorporá-las em estruturas de aprendizagem formais ou informais, mas práticas educacionais inovadoras podem tornar isso possível (por exemplo, estudos de caso do mundo real, serviço de aprendizagem, etc.) e beneficiariam os alunos do CIG.
O futuro da educação da CIG deve proporcionar uma estrutura flexível para ensinar o número crescente de aprendizes que são novos para os conceitos importantes dos SIG's, mas permitem que eles desafiem as convenções e inovem. Os educadores e alunos da CIG precisarão expandir sua compreensão das abordagens para aprender e fazer uso de uma variedade de recursos que podem estar disponíveis para eles. A combinação de habilidades técnicas e não técnicas pode ser poderosa para impulsionar iniciativas com SIG, de modo a incorporá-las aos recursos educacionais, se possível, seria benéfica para os alunos. No geral, os educadores da CIG estão enfrentando um grande desafio e que terá como resultado um futuro brilhante para a educação da CIG.